Cléo, Anitta, Taís Araújo: as lições de autoestima das famosas em 2019
Com as redes sociais, imagem, corpo e estilo de vida das pessoas são cada vez mais valorizados. Não é fácil manter a autoestima — estética, intelectual, profissional...E tudo bem, né?
Saber que isso acontece já é um passo: por isso, é possível fazer um teste para entender o quanto as redes afetam sua relação com você mesma.
Nem sempre estaremos satisfeitas com o que vemos no espelho — gerando alguns conflitos de autoimagem — ou com as experiências que estamos vivendo. Mas algumas famosas, por terem visibilidade, resolveram nos incentivar a ter um ano com menos cobranças e com mais respeito àquilo que conseguimos ser. E aqui estão algumas lições de Cleo, Anitta, Tiê que podemos levar para vida inteira.
Autoestima: exemplos de famosas em 2019
Tiê deu declaração sobre vitiligo
A cantora Tiê falou sobre o processo de autoaceitação do vitiligo — que gera manchas claras em sua pele. Um jeito de lidar com isso foi dar outro nome, contou em participação no programa "Encontro" com Fátima Bernardes: "Nem te ligo".
Xuxa falou sobre envelhecer: rugas e mais
Em 2019, as fotos da apresentadora Xuxa Meneghel no Instagram dividiram opiniões (quando, na verdade, não deveriam ser motivo de tanta comoção). Ela apareceu em cliques com a pele natural, marcas de expressão, manchas. Frente às críticas, usou as redes para levantar a pauta de autoestima ao envelhecer.
Também passou a dar declarações para apoiar quem ainda sofre com a pressão estética de "não parecer velha": "Acho que é melhor as pessoas se acostumarem à ideia de que vão me ver enrugadinha pelo resto da vida", disse para Universa.
Celulites de Anitta
Corpos têm celulites. E Anitta, mais uma vez, tratou isso com naturalidade, ao aparecer na apresentação da Final da Libertadores mostrando os furinhos na pele. Ela mesma voltou a atenção de seus seguidores no Instagram para isso.
Corpo de Cleo
2019 foi um ano de muitas declarações de Cleo sobre seu corpo — e elas podem nos ajudar muito a entender que cada mulher tem um corpo e que é preciso se desvencilhar aos poucos dos "padrões de beleza". Cleo revelou ter compulsão alimentar e uma vergonha paralisante que sentia pelo corpo.
Em foto publicada recentemente, de biquíni, a atriz e cantora mostrou que a autoaceitação é diária e decretou: "O choro é livre", em relação às possíveis críticas que receberia.
Celulites de Paolla Oliveira
A autoestima estética da atriz Paolla Oliveira também foi notícia neste ano. Nas cenas finais da personagem Vivi Guedes, ela usava maiô. Algumas fotos foram motivos de crítica — justamente por mostrarem que ela tem celulite. Sua resposta é uma lição para a vida: "Não tenho pretensão nenhuma de ser perfeita, só de ser feliz".
Emma Watson: autoestima na vida amorosa
O conceito de "mulher sozinha" por estar solteira foi atualizado pela atriz Emma Watson. Neste ano, ela usou o termo "parceira de si mesma" para falar sobre seu status de relacionamento. Um jeito bastante empoderado de ver a vida amorosa, certo?
"Bração" de Mayara Russi
A modelo Mayara Russi usou o Instagram para publicar uma foto em que seu braço está em primeiro plano. Essa parte do corpo da mulher é bastante criticada, mas Mayara quis mudar o jeito de percebe-la. "Para mim, fica a lição de que tudo que te incomoda pode até continuar incomodando, mas não é preciso deixar de mostrar", disse, em entrevista para Universa.
"Autoestima em construção" de Taís Araújo
Para mulheres negras — que estão mais distantes do padrão de beleza eurocentrado que reproduzimos no Brasil — nem sempre é fácil manter a autoestima alta. Taís Araújo falou sobre isso, em 2019. "Eu, que sou uma mulher de 40 anos, ainda estou em construção". É uma boa forma de começarmos a ver nossa aparência de forma mais gentil.
Corpo pós-parto de Meghan Markle
Após o nascimento do bebê real Archie, a atriz Meghan Markle apareceu com o corpo natural — sem o uso de cinta na barriga, por exemplo — para incentivar o debate sobre a pressão para mulheres "voltarem logo" ao corpo antes do parto.
Aliás, muitas mulheres estão batalhando para tornar as marcas que a gravidez deixa cada vez mais comuns, certo?
Mulheres trans falam de autoestima profissional
Três mulheres trans foram exemplo de sucesso profissional em 2019 — e contamos suas histórias em Universa: Ariadne Ribeiro, que já teve projeto sobre Aids reconhecido pela ONU, Jacqueline Rocha Côrtes, que trabalhou em projetos da Unaids (braço da ONU sobre Aids), e a deputada estadual Erika Hilton (foto).
Vale dizer: nem sempre autoestima é sobre nossa aparência; e reconhecer conquistas profissionais pode ser muito bom para qualquer mulher.
Lizzo está mudando autopercepção do corpo
A cantora Lizzo quebrou tabus no mundo da música: gorda e negra, tem usado as redes sociais para naturalizar seu corpo.
Ela já fez pose pelada para a revista Rolling Stone — e o clique, publicado nas redes sociais, é um hino de autoaceitação. A famosa, no entanto, é muito sábia ao falar de amor próprio: como fomos criadas para ter "ódio próprio", o processo de desconstrução pode ser lento e é diferente para cada mulher.
Beyoncé falou sobre poder e beleza negra
Com o álbum "The Lion King: The Gift", Beyoncé entregou um hino de poder às meninas negras. A música "Brown skin girl" tem uma mensagem para que elas admirem cada vez mais a pele negra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.